O sobrenome Altamirano tem origem espanhola. Alguns genealogistas cogitam a hipótese de que ele tenha sido criado no México e na Argentina. Ao destrinchar o sobrenome Altamirano é observado que ele possui derivações de algumas palavras no espanhol. Nesse caso, "alta" (vem de alto) e "mira" (visão) fazem referência para "vista de uma altura".
Provavelmente, quando os espanhois chegaram nesses loca, foram para o alto de alguma montanha e puderam ter a dimensão da região. Desse modo, surgiu uma região com o nome de Altamirano no estado de Veracruz, no México. Vale ressaltar que somente os nobres e o clero possuíam sobrenomes antigamente.
Entretanto, com o passar dos tempos os reis passaram a cobrar impostos pessoais, pois as cidades tiveram um aumento populacional. Para que essa medida acontecesse o sobrenome se popularizou e muitas pessoas transformaram o nome de alcunhas, oficio, região, entre outros, em sobrenome e repassaram a seus descendentes como uma forma de dar legitimidade a sua família.