Mariana é um nome feminino que tem uma origem latina e significa "aquela que vem de Mariana". O nome é derivado do latim "Marianus", que por sua vez é uma forma feminina do nome "Marius". É composto por duas partes: "Mari", que significa "mar", e "Ana", que significa "graciosa" ou "cheia de graça".
De acordo com algumas teorias, Mariana pode ter origem na deusa romana da fertilidade, Marina, que era frequentemente associada ao mar. Na mitologia romana, Marina era frequentemente invocada pelas mulheres que estavam tentando engravidar ou que estavam enfrentando dificuldades durante a gravidez.
Mariana é um nome comum em muitos países e culturas, especialmente na América Latina, Portugal e Espanha. O nome é muito popular no Brasil e em Portugal, onde é frequentemente utilizado em homenagem à Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, padroeira do Brasil, que é também conhecida como Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Mariana.
O nome Mariana é frequentemente associado a mulheres bonitas, charmosas e elegantes. Mariana é também um nome que denota força e determinação, já que as mulheres com esse nome são frequentemente vistas como líderes natas, com personalidades fortes e decididas.
Além disso, Mariana tem sido usado como um nome artístico por muitas personalidades famosas, incluindo a cantora brasileira Mariana Nolasco, a jogadora de vôlei Mariana Costa, a atriz portuguesa Mariana Monteiro e a atriz brasileira Mariana Ximenes, entre outras.